CiViA atravessando fronteiras: fórum internacional de gestão do ciclo de vida

Beatriz Kiss, gestora do projeto, representou o GVces em congresso internacional no Canadá 19/12/2016
COMPARTILHE

Beatriz Kiss, gestora da CiViA e pesquisadora do GVces (divulgação)

Entre os dias 13 e 14 de outubro aconteceu em Montréal, Canadá, a 5ª edição do International Forum on the Life Cycle Management of Products and Services – Cycle 2016. O evento foi organizado pelo CIRAIG, um centro de estudos que é referência mundial na temática da ACV e está ligado à Polytechnique Montréal. O Cycle 2016 comemorou os 15 anos de existência do CIRAIG e reuniu especialistas, pesquisadores, empresas e estudantes de diversos países para discutir os desenvolvimentos recentes e tendências no campo do ciclo de vida.

A pesquisadora e gestora da iniciativa CiViA, Beatriz Kiss, participou do evento apresentando um pôster sobre os avanços do tema no Brasil, a partir da experiência das empresas participantes da CiViA. O artigo foi bem recebido e surpreendeu os demais participantes por conta da grande quantidade de empresas envolvidas e também por ser o único projeto da América Latina apresentado no evento.

Finalmente, o fórum serviu para aproximar a CiViA e o GVces de outros atores internacionais, expandindo as fronteiras da iniciativa e agregando conhecimento. Temas de vanguarda foram apresentados no fórum, como por exemplo Avaliação Social do Ciclo de Vida (S-LCA), educação e ACV, ACV para políticas públicas e avanços na comunicação de resultados de ACV.

Para acessar a programação completa do Fórum: http://www.ciraig.org/en/cycle2016_program.php