Resultados da CiViA são apresentados em Congresso sobre Cimento

Artigo apresenta os resultados do projeto piloto desenvolvido pela Intercement no âmbito da CiViA em 2015 05/08/2016
COMPARTILHE

Entre os dias 20 e 22 de junho aconteceu em São Paulo o 7º Congresso Brasileiro do Cimento, onde a CiViA esteve presente. No evento que reuniu cerca de 330 pessoas, entre elas palestrantes, congressistas, expositores, visitantes e imprensa, foi apresentado um artigo sobre um dos projetos piloto desenvolvido ao longo do ciclo 2015 da CiViA pela empresa InterCement. Taynara Pereira (InterCement), foi responsável por apresentar o artigo, que relata a experiência da empresa no desenvolvimento de estudo comparativo da pegada de carbono do LEAP Concrete*.

O artigo foi desenvolvido em conjunto entre a InterCement e o GVces, sendo os autores: Seiiti Suzuki (Gerente de P&D, InterCement), Mariana Menezes (Trainee de P&D, InterCement), Taynara Pereira (Analista de P&D, InterCement), Ricardo Dinato (CiViA - GVCes) e Beatriz Kiss (CiViA - GVCes).

O estudo desenvolvido pela InterCement faz parte das atividades desenvolvidas pela CiViA em seu primeiro ciclo de atividades (2015), no qual empresas membro quantificaram a pegada de carbono de um produto (bem ou serviço). Os resultados do estudo partiram de uma comparação entre o concreto tradicional e o LEAP Concrete (com baixo teor de ligante), que demonstrou ser mais eficiente sob o ponto de vista climático, com menor teor de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as etapas do seu ciclo de vida – veja gráfico. As emissões totais do concreto ecoeficiente são 32% menores que a alternativa tradicional, fato que reforça que as pesquisas estão no caminho correto.

 

* O LEAP Concrete (Low Emission, Advanced Performance Concrete) foi desenvolvido no âmbito do programa de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP  e o Centro de Competência em Concreto e Agregados da InterCement