Sobre a CiViA

A Iniciativa Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) do GVces apoia o setor empresarial na gestão dos impactos ambientais relacionadas a seus produtos e serviços 23/01/2018
COMPARTILHE

A iniciativa Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) busca incorporar o pensamento de ciclo de vida na gestão estratégica das empresas a partir da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) dos produtos – bens e serviços. Além disso, discute em oficinas e grupos de trabalho temas como comunicação e rotulagem ambiental de produtos, além de questões sobre competitividade. 

Os objetivos da CiViA são:

- Apoiar a incorporação do pensamento de ciclo de vida na gestão empresarial, disseminando os conceitos e sua aplicação no mapeamento e análise de externalidades;

- Fomentar a quantificação e gestão dos impactos ambientais dos bens e serviços por meio da técnica de avaliação de ciclo de vida (ACV), visando a gestão do ciclo de vida (GCV) a longo prazo.

A partir de uma visão sistêmica da cadeia de valor das empresas, a iniciativa atua na capacitação para a gestão estratégica de produtos, estimulando a inovação por meio da abordagem de ciclo de vida. O projeto desenvolve suas atividades na forma de rede empresarial, agregando outras iniciativas já existentes na área para troca de experiências e boas práticas.

Desde 2015, as empresas membro da CiViA vêm sendo capacitadas nos métodos e ferramentas relacionados à ACV, iniciando com a pegada de carbono, passando pela pegada hídrica e chegando finalmente a avaliação completa dos diversos impactos ambientais. Esta abordagem gradual de aprendizagem permite a evolução e o amadurecimento de cada empresa na incorporação da abordagem do ciclo de vida em sua gestão. Paralelamente, a iniciativa incentiva a aplicação dos conceitos na prática, apoiando as empresas no desenvolvimento de projetos piloto e estudos de ACV. 

Os resultados obtidos nos primeiros ciclos da CiViA foram consolidados no livro “Experiências e reflexões sobre a gestão do ciclo de vida de produtos nas empresas brasileiras” (download gratuito aqui), que  busca promover o debate do tema junto à sociedade. Futuramente a CiViA ainda pretende trabalhar com as dimensões social e econômica, promovendo uma visão mais completa do ciclo de vida dos produtos. 

HISTÓRICO E ORIGENS

O lançamento da CiViA representa uma evolução natural e o amadurecimento do tema das mudanças climáticas dentre o setor empresarial brasileiro. Temas como inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), gestão climática, adaptação às mudanças do clima e mercados de carbono, que antigamente eram um mundo desconhecido, atualmente fazem parte das decisões estratégicas e vem sendo incorporados por cada vez mais empresas.

Assim, a CiViA permite às empresas avançar em mais uma etapa de sua gestão ambiental, partindo para a visão dos bens e serviços oferecidos, ao invés de focar nas operações da empresa apenas. A análise de ciclo de vida proporciona uma visão completa de todos os elos da cadeia produtiva, envolvendo fornecedores, clientes e usuários na busca pela redução dos impactos.

A experiência do GVces na temática de mudanças climáticas vem de longa data, sendo muito conhecidas as iniciativas do Programa Brasileiro GHG Protocol e da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), além de outros trabalhos publicados (veja mais). Estes projetos ajudam as empresas a entender e mensurar seus impactos e também a incorporar em sua gestão a redução destes, aproveitando as oportunidades de crescimento e inovação de maneira mais sustentável.